top of page
Buscar

FORMATURA AVP 30 - COEXISTE

  • Foto do escritor: Marcelo Rondon Xavier
    Marcelo Rondon Xavier
  • 28 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

ree


Sempre fui muito do "ver para crer", de dar pouca importância ao sutil, de achar que o amor era sim condicional. De achar que poderia controlar as situações, de saber como as pessoas são, de fazer julgamentos.


Acreditava que existia um Deus, uma Fonte, porém sem saber (e confesso sem muito interesse) como acessá-la. Ligava essa coisa toda muito às religiões, aos dogmas, aos credos que não podiam ser questionados, apenas aceitos sob a pena de ser punido, de viver infeliz, de não "ir para o céu". Tudo isso foi, de certa forma, me afastando da minha espiritualidade.


Alguns chamados da vida foram ocorrendo. Morte prematura da minha mãe, uma separação traumática, conhecer pessoas incríveis e, aos poucos, fui recuperando meu lado mais sensível, mais amoroso, porém ainda sem um fio condutor, um caminho a seguir. Novos sinais chegaram, desta vez mais claros, colocando pessoas no meu caminho (obrigado Helena e Bell) que deram um nome àquilo tudo: Coexiste.


Um ano passou, 365 exercícios, outras tantas aulas, porém algo ficou acima de tudo isso: as relações, os abraços, o carinho, o amor… sim, o amor que, para mim, antes era restrito. Uma grande besteira, pois temos que espalhá-lo e jamais restringi-lo. Pensava que o amor era para poucos e aprendi que é para todos. Posso dizer que está sendo a maior lição da minha vida.


Aos poucos (ou nem tanto risos) fomos nos conhecendo. Pessoas incríveis entraram na vida de cada um, com momentos sempre registrados carinhosamente pela Val, com atenção especial ao sono do Omar que, mesmo cansado às vezes, estava sempre ali conosco, com comentários profundos. As perguntas intrigantes e brincadeiras e alongamentos do Thiago, as risadas inesquecíveis da Andressa, sempre acompanhadas por lágrimas sinceras da Tabata. Miriam nos presenteando com tanta sabedoria e ensinamentos ali pelo Zoom. Rose com seu jeito meigo, observações carinhosas e sempre muita gratidão. Rodrigo e Jaque sempre ali, juntinhos, nos mostrando o amor puro e a acolhida de um no ombro do outro. Anie, sempre com sua pequena Ana Clara apreciando as músicas e sempre nos lembrando sobre a pureza. Sim, a pureza que todos temos dentro de nós, mas que esquecemos às vezes.


Dani sempre nos presenteando com lindas reflexões, com belas canções e um carinhoso abraço na Sol, sempre questionadora de como tudo isso pode funcionar na vida "real", em especial do trabalho. Fabio, no início mais quieto, mas sempre atento e com comentários precisos e reflexivos. Renato, mesmo do outro lado do mundo sempre muito presente, nos fazendo pensar com mais profundidade. Mas tudo isso não estaria completo sem o jeito meigo da Brenda e os causos da Iza, sempre contando, com felicidade, quando pôde ajudar alguém.


Toda essa jornada ficou ainda mais especial com professores e tutores que se tornaram amigos e parceiros de jornada (parafraseando a Helena). Cada dúvida esclarecida, cada ideia, cada post it na parede com insights… isso realmente não tem preço. Somos privilegiados por conviver em um ambiente tão incrível!


Porém tudo isso tem uma base muito sólida: o amor. O amor de duas pessoas que entregam cada dia de suas vidas ao acolhimento, ao carinho, ao olho no olho buscando a verdade, à intensidade dos relacionamentos verdadeiros. Duas pessoas que parecem uma, dois corações enormes e com espaço sempre para receber a todos que buscam saber quem são. KY e YY, o mundo é mais feliz com vocês.


No primeiro dia de aula eu disse à Luiza. Racionalmente eu jamais iria a um curso deste tipo, mas acho que é por isso mesmo que eu preciso estar lá. Ainda bem que tomei esta decisão.


AMO VOCÊS!


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MOMENTOS SABÁTICOS

No dia 01/05 enviei para revisão da Ivana Arruda Leite a primeira versão do livro Momentos Sabáticos, um projeto que nasceu lá em 2021...

 
 
 

Comentários


bottom of page